quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como mandar dinheiro dos Estados Unidos para o Brasil

 Tranquilo, meu povo...
Aqui nos EUA tem alguns bancos que também existem no Brasil (Banco do Brasil, CityBank, HSBC). Não sei se existem outros, mas esses tenho certeza, porque já vi. Andei pesquisando e ouvi dizerem (não tenho muita certeza, voce que corra atras pra verificar) que não basta apenas a pessoa que receberá  a quantia ter conta no banco, quem manda - no caso "eu" - também deve ter conta no mesmo banco, e para abrir a conta no tal banco aqui, precisamos de documentos com foto (passaporte e cartão de college) e um comprovante do endereço no nosso nome e mais sei lá o que. A taxa mensal fica por uma media de $5. Opção desagradável  para mim.

Outras formas de envio: Alguns bancos que fazem o serviço, cobram uma taxa de mais ou menos $50 para realizar a transação. Então, senhor banqueiro, com todo o respeito...vai assaltar a senhora sua mamãe.

Finalmente encontrei uma opção simpática tchutchuca total: Trata-se da rede de transações Western Union, que atua nos EUA em diversos lugares e no Brasil através das agências do Banco do Brasil. Se eu, que moro no bumbum dos EUA, encontro uma loja deles a cada esquina, imagina você, que vai morar em San Francisco. As operações são feitas através de um formulário que preenchemos direto no caixa da Western Union e para que o seu PARENTE retire o dinheiro no Brasil ,deverá apresentar um documento com foto no Banco do Brasil (RG, CNH). Mande a pessoa tirar copia do documento e de um comprovante de residencia. Os dados necessários no formulário são: Primeiro e último nome de quem receberá o dinheiro além de cidade e estado que a pessoa reside, primeiro nome e último nome de quem esta mandando o dinheiro, além de endereço completo, incluindo CEP, telefone e e-mail. Tente colocar o nome completo de ambos porque se seu tio/irmão/mãe/primo ou sei lá que parente seu vai receber esse $$$ tiver um homônimo o Banco do Brasil vai causar um verdadeiro xixi burocrático para a pessoa retirar o valor. Logo, para que seus parentes não precisem ficar se humilhando para os funcionários do Banco do Brasil, tente colocar os nomes completos. Depois disso esta pronto. Basta você informar o valor que deseja enviar e escolher se quer que o valor esteja disponível em minutos ou no próximo dia. Eu escolhi a opção em minutos e a taxa para o envio ficou por $20 independente do valor que pretendemos mandar. Achei essa forma de envio muito bonita. Quem desejar conferir onde há uma agencia dessas perto de onde voce mora ou onde há uma agencia no Brasil, pode acessar o site http://www.westernunion.com.br/ ou ligar para 0800-707-9330

Fica ai mais uma dica da tia Bruna.
Me segue no twitter ae @babufs

Aquele abraço.