sexta-feira, 29 de julho de 2011

Au Pair - Quem Inventou Esse Programa?


Resposta: A Mary Poppins. 
Brinks.
O título vem do  termo francês "au pair", que significa "a par" ou "igual", indicando que o relacionamento está destinado a ser entre iguais: a au pair é destinada a tornar-se um membro da família, ainda que temporário, ao invés de uma empregada doméstica.
O conceito de au pair originou-se na Europa, após a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra, existia uma abundante oferta de trabalhadores domésticos disponíveis para cuidar dos filhos de famílias de classe média e alta. Porem,
as mudanças nas atitudes sociais somada aos aumentos de taxas e impostos após a guerra fez o velho sistema inacessível para a maioria dos pais de classe média. Ao mesmo tempo, a mudança social provocou o aumento do número de meninas de classe média que precisava se sustentar. Elas comecaram a perceber que seria importante melhorar suas habilidades educacionais, o que despertou maiores aspirações para experimentar culturas e línguas estrangeiras. No entanto, devido ao estigma de ser um "servo", um status de classe essencialmente de trabalho que, mesmo pessoas da classe trabalhadora foram repudiando, esta fonte potencial de trabalho doméstico só poderia ser utilizada se um novo perfil de  não-servo fosse criado. Assim, a au pair, que deveria ser tratada como um membro da família, em vez de um servo, e não era obrigado a usar uniforme.
Em muitos países em desenvolvimento uma abundante oferta de trabalho doméstico locais ainda está disponível, por isso ainda ha pouca ou nenhuma demanda de au pairs nesses locais. 

Bom final de semana, galero. 
twitter: @babufs