segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Au Pair Novata X Au Pair Veterana


 Vamos iniciar o post de hoje com uma breve consulta ao Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

VETERANO -
adj.
1. Que é antigo no serviço militar.

2. Encanecido num serviço qualquer.

3. Experimentado, prático.

s. m.
4. Soldado que tem muitos anos de serviço.
5. Militar reformado.
6. [Informal]  Estudante dos últimos anos de um curso (contrapõe-se a caloiro).

 NOVATO -

adj. s. m.

1. Estudante novo.

2. Estudante do primeiro ano (na Universidade).

3. Aprendiz.

adj.
4. Ingênuo, inexperiente.


Ao conversar com algumas au pairs veteranas - coloco aqui que considero veterana quem já cumpriu, no mínimo, 07 meses de programa - escuto que elas se sentem um pouco desrespeitadas ao conversarem com as novatas, isto é, quem ainda está no Brasil ou em fase de adaptação na nova host casa. Isso pouco acontece comigo, até porque como sou muito direta as pessoas meio que previamente sabem que irão levar fora se começarem a me aborrecer. Sinto uma certa peninha das veteranas que se sujeitam a oferecer ajuda a esse tipo de menina.



Então trago aqui uma singela lista de tudo o que uma au pair veterana gostaria de dizer para uma novata:
1 - Se você for alguém desprovido de humildade, você não vai conseguir passar nem do primeiro mês como au pair. Desculpa ae.
2 - Se você pensa em ficar rica como au pair, você está errada sobre os conceitos do programa.
3 - Se você possui dependência emocional em relação a qualquer pessoa que esteja na sua cidade - seus pais, seu namorado, seu cachorro, sua melhor amiga, acho melhor ficar no Brasil mesmo.
4 - Se você for uma pessoa fumante ou que possui qualquer outro tipo de vício (bebida, drogas, o caralho a quatro), mimada, arrogante, desonesta, que acha normal mentir, que não gosta de crianças, impaciente, com tendências a cometer pequenos roubos, saiba que eu não tenho nada contra, acho ótimo, mas Au Pair não é o melhor tipo de intercâmbio pra você. Procure outro.
5 - A host family pode e deve te tratar muito bem mas, vai por mim, isso não vai acontecer porque eles resolveram fazer a caridade de adotar/mimar uma pessoa adulta. Eles fazem pra que os filhos deles, que ainda não sabem falar, não tenham os cabelinhos puxados enquanto cuidados pela sua nobre pessoa.
6 - Quando uma au pair veterana fizer um comentário ou observação, nunca, jamais responda algo como "Ahhhh não é bem assim!", "Ahhhh não funciona dessa forma!". Veja bem, a pessoa está compartilhando contigo algo que ela já viveu, algo que já aconteceu. No passado. Ponto. Você tem o direito de expressar que não concorda ou que espera que com você as coisas aconteçam de outra forma, mas você não tem o direito de diminuir, desmentir ou duvidar da experiência de alguém que já viveu concretamente aquilo que pra você ainda é sonho.
7 - Que Deus abençoe, guarde e te conceda um lindo ano de au pair, que seja the time of your life.
 Sou atriz famosa, paquita é o caralho.

Sigam a tia no twitter @babufs